A Bíblia e seus intérpretes Uma breve história da interpretação 3ª edição
Uma “história da interpretação” indispensável para professores, estudantes de teologia, e para crentes em geral interessados no estudo de hermenêutica e da própria Bíblia.
1. Este livro foi escrito do ponto de vista reformado. Isto significa que seu autor reconhece a inspiração e infalibilidade das Escrituras e adota os princípios hermenêuticos utilizados pelos reformadores. 2. Este não é meramente um livro de história. Ao descrever os intérpretes da Bíblia e seus modelos hermenêuticos o autor faz uma análise deles à luz dos pressupostos mencionados acima. 3. Este livro tem como um de seus alvos demonstrar que o método gramático-histórico é o que melhor se adapta ao caráter divino e humano das Escrituras. Somente uma hermenêutica que leve a sério a inspiração e infalibilidade das Escrituras, a historicidade dos relatos bíblicos e a intencionalidade dos textos em comunicar sentido proposicionalmente, poderá abranger todos os aspectos envolvidos na interpretação de um texto divino e humano ao mesmo tempo. E o método gramático-histórico atende a estes requisitos. 4. Este livro procura mostrar que embora existam semelhanças entre a hermenêutica praticada pelos autores bíblicos do Antigo e do Novo Testamento e o método gramático-histórico, devemos admitir o caráter especial da primeira devido ao fenômeno da inspiração divina.
Augustus Nicodemus Lopes PhD, é pastor presbiteriano bacharel em teologia, mestre em Novo Testamento e doutor em Interpretação Bíblica. Publicou pela Editora Cultura Cristã A Bíblia e sua Família, Batalha Espiritual, Mantendo a Igreja Pura, O Culto Espiritual, Uma igreja complicada e iniciou a série de comentários Interpretando o NT, além de artigos na revista Servos Ordenados.
Compartilhe: