Descrição do Livro
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem os pensamentos da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
Em sua primeira carta à igreja em Corinto, Paulo escreve: "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Co 15.3-4). Refletindo sobre o resumo de Paulo do evangelho, o comentarista bíblico do século 16, teólogo, e pastor luterano Tilemann Hesshus escreveu: "O princípio central e fundamento de toda a nossa religião é que nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. Todo o nosso conforto, salvação e esperança repousam sobre esse fundamento. Daí vem o maior conforto relativo à ressurreição dos mortos e à vida futura de glória eterna. "Ao longo da história da igreja, os cristãos se voltaram para as cartas do apóstolo Paulo, a fim de compreender os fundamentos da fé cristã, aprender com os desafios enfrentados pelos primeiros cristãos e discernir como navegar pelas complexidades do discipulado cristão. Entre os que obtiveram sabedoria de Paulo estavam os reformadores protestantes, que encontraram inspiração e instrução sobre como liderar a igreja de seus dias durante um período de importante debate teológico, reforma eclesiástica e renovação espiritual. Neste volume, Scott Manetsch orienta os leitores através de uma diversidade de comentários da época da Reforma sobre a primeira das cartas de Paulo aos Coríntios. Neste volume, os leitores encontrarão vozes familiares e descobrirão figuras menos conhecidas de uma variedade de tradições teológicas, incluindo luteranos, reformados, radicais, anglicanos e católicos romanos. Baseando-se em uma variedade de recursos – incluindo comentários, sermões, tratados e confissões, fornece recursos para pregadores contemporâneos, capacita os estudiosos a entender melhor a profundidade e amplitude dos comentários da Reforma, e ajuda todos os cristãos a se apegarem às coisas de primeira importância.
A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.
Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Timothy George (Th.D., Harvard University) notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things.
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.
Compartilhe: