Descrição do Livro
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem os pensamentos da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
A revolução da era da Reforma na pregação e na interpretação da Bíblia não ocorreu sem uma ardente atenção à Escritura do Antigo Testamento. Isso é especialmente verdadeiro com relação aos profetas hebreus. Ezequiel e Daniel, cheios de imagens e visões surpreendentes e desanimadoras, oráculos apocalípticos de juízo e destruição, cativaram os reformadores quando tentaram entender sua época e a si mesmos pelas lentes das fontes bíblicas. Da mesma forma, esses livros proféticos enfatizavam as promessas pactuais de Deus ao seu povo e a esperança de restauração, que os reformadores entendiam como sendo a justiça de Cristo disponibilizada em fé.
O Comentário Bíblico da Reforma sobre os profetas Ezequiel e Daniel é uma janela para a mente bíblica, teológica e pastoral dos reformadores quando eles se dedicam aos detalhes dos textos, fazem avaliações teológicas e aplicam a nova leitura da Escritura aos seus ouvintes contemporâneos. Passagens familiares, como a fascinante visão das rodas e a edificação do templo, de Ezequiel, ou das quatro bestas, de Daniel, recebem novas camadas e texturas.
Este volume reúne os comentários de vultos monumentais como Lutero, Calvino e Melanchthon, ao lado de muitos pensadores menos conhecidos e lidos, como Heinrich Bullinger, Hans Denck, Giovani Diodati, Johann Gerhard, John Mayer, Matthew Meade, Johannes Oecolampadius, Jakob Raupius, Johann Wigand e Andrew Willet. Vários amados puritanos ingleses também estão incluídos: Richard Baxter, John Bunyan, Thomas Manton e John Owen. A riqueza da interpretação da Reforma sobre esses livros da Escritura é reunida pela primeira vez.
A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.
Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Carl L. Beckwith (Ph.D., Universidade de Notre Dame) é professor associado de História da Igreja na Beeson Divinity School, em Samford University. Escreve artigos sobre história da igreja para uma variedade de monografias e revistas.
Timothy George (Th.D., Harvard University) é um notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things.
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.
Compartilhe: