Descrição do Livro
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem o pensamento da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
Os primeiros dezoito versículos do Evangelho de João apresentam algumas das mais profundas afirmações sobre o caráter e a obra de Cristo em toda a Escritura: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (1.1); "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele" (1.3); "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (1.14).
Comentaristas da Reforma refletiram sobre o significado e implicações de tais alegações para lançar luz sobre doutrinas como a Trindade, a divindade de Cristo e da sua encarnação, mas também para captar os benefícios da obra de Cristo na justificação (para aqueles que "creem no seu nome") e no novo nascimento (os nascidos de Deus como seus filhos, 1.12-13).
Neste volume, Craig Farmer habilmente orienta os leitores através da meditação dos reformadores sobre esses temas e muitos outros à medida que são desdobrados nos primeiros doze capítulos do Evangelho de João, desde o prólogo até a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Aqui você vai encontrar um rico mosaico de reflexão sobre o Evangelho de João por uma variedade de personagens significativas, mais ou menos conhecidos entre os reformados, luteranos, radicais e católicos romanos. Farmer fez justiça à profundidade e distinção do trabalho desses pastores e estudiosos da época da Reforma, reunindo material a partir de uma diversidade de fontes – extensos comentários, breves anotações, sermões inflamados, confissões oficiais e cuidadosos tratados doutrinários e práticos.
Estudiosos contemporâneos vão considerar este volume indispensável para a compreensão do significado do "Evangelho espiritual" para a teologia e a prática da Reforma, e os pastores vão descobrir aqui uma fonte consistente frutífera para a pregação, ensino e discipulado na "graça e verdade" que vieram por meio de Jesus Cristo (1.17).
A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.
Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Craig S. Farmer (Ph.D., Duke University) é professor de história e de Bíblia no Milligan College, Tennessee. É o autor de The Gospel of John in the Sixteenth Century: The Johannine Exegesis of Wolfgang Musculus.
Timothy George (Th.D., Harvard University) é um notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things. É co-autor de A Grande Tradição de Pensadores Cristãos, da Cultura Cristã.
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.
Compartilhe: