Descrição do Livro
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem o pensamento da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
“(...) hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo, o Senhor." Refletindo sobre esse versículo do Evangelho de Lucas (2.11), Martinho Lutero declarou que era um resumo do evangelho: "Veja o que é o evangelho, ou seja, um sermão alegre sobre Cristo nosso Salvador. Quem o prega prontamente prega o evangelho e a alegria pura". Os comentaristas da Reforma meditaram sobre o significado das boas novas de Jesus Cristo durante uma era vibrante na história da igreja que foi caracterizada por renovação e reforma espiritual, controvérsia doutrinária (sobretudo em relação a questões como a presença de Cristo na Ceia do Senhor) e o desejo primordial de entender o significado e as implicações da Escritura para a crença e a prática cristã. Embora, em muitos aspectos, seja semelhante aos outros Evangelhos Sinópticos, Lucas também testemunhou essa boa notícia através de material exclusivo, incluindo o anúncio do nascimento de Jesus aos pastores nos campos, a parábola do filho pródigo e a aparição de Jesus aos discípulos na estrada para Emaús após a sua ressurreição. Neste volume, Beth Kreitzer conduz habilmente os leitores através da rica diversidade de comentários da Reforma sobre o Evangelho de Lucas. Os leitores poderão ouvir alguns pouco conhecidos e também vozes bem conhecidas de uma variedade de tradições teológicas, incluindo Luteranos, Reformados, Radicais, Anglicanos e Católicos Romanos. Através de uma variedade de recursos da Reforma – incluindo comentários, sermões, tratados e confissões – este volume irá capacitar os estudiosos a compreender melhor a profundidade e a amplitude dos comentários da Reforma, e proporcionará a pregadores contemporâneos recursos de estudiosos da igreja da Reforma que procuraram entender o significado dessas "boas novas de grande alegria" (2.10).
A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.
Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Beth Kreitzer (PhD, Duke University) é professora da Marymount California University. Anteriormente, ela atuou como coordenadora de estudos liberais no Belmont Abbey College. É a autora de Reforming Mary: Alterando Imagens da Virgem Maria em Sermões Luteranos do Século 16.
Timothy George (Th.D., Harvard University) é um notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things. É co-autor de A Grande Tradição de Pensadores Cristãos, da Cultura Cristã.
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.
Compartilhe: