Descrição do Livro
O Comentário Bíblico da Reforma é uma coleção em vinte e oito volumes que trazem os pensamentos da Reforma para a igreja contemporânea. Traduzidos e organizados por estudiosos reconhecidos internacionalmente, nas áreas de História e Teologia da Reforma, esses volumes reúnem comentários exegéticos e teológicos sobre todo o cânon bíblico feitos por uma grande variedade de pensadores e figuras da era da Reforma, recuperados para renovar a igreja hoje.
O apóstolo Paulo escreveu aos primeiros cristãos em Roma: "(...) não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2). Talvez mais do que qualquer outra carta do Novo Testamento, Romanos tem sido o foco da reflexão cristã ao longo da história da igreja, transformando as mentes e convencendo os corações dos crentes. O reformador do século 16 Martinho Lutero refletiu a ênfase de longa data da Igreja sobre essa parte do cânone: "Que a Carta aos Romanos seja a porta e a chave para a Sagrada Escritura, caso contrário você nunca vai entrar em um entendimento e compreensão adequada do Bíblia". Neste volume da coleção Comentário Bíblico da Reforma, Philip Krey e Peter Krey guiam os leitores com cuidado através de uma diversidade de comentários da época da Reforma sobre a segunda metade da carta de Paulo à igreja romana. Entre as questões difíceis abordadas por Paulo e logo comentadas por exegetas modernos estão foram a predestinação, o destino de Israel, o papel dos gentios na história da salvação, as exigências éticas da vida cristã, e a relação do cristão com o estado. Aqui, os leitores encontrarão vozes familiares e descobrirão figuras menos conhecidas de uma variedade de tradições teológicas, incluindo luteranos, reformados, radicais, anglicanos e católicos romanos. O volume baseia-se em uma variedade de recursos, incluindo comentários, sermões, tratados e confissões, muitos dos quais aparecem aqui pela primeira vez em português. Essas reflexões da era da Reforma fornecem recursos para os pregadores contemporâneos, capacita os estudiosos a entender melhor a profundidade e a amplitude do Comentário Bíblico da Reforma e ajuda a incessante renovação da mente – e vida – das pessoas hoje em dia.
A revolução bíblica do século 16 foi um evento explosivo que abalou os fundamentos da igreja e chamou todos os cristãos ad fontes – de volta às fontes! O Comentário Bíblico da Reforma traz muitas dessas fontes, algumas pela primeira vez, às mãos dos pregadores e leigos de hoje. Minha oração é que esta nova série encoraje um novo compromisso com as fontes primárias da fé cristã, e que isso resulte no tipo de Reforma teocêntrica que abalou o mundo de Lutero e Calvino.
Timothy George, organizador geral do Comentário Bíblico da Reforma
Philip D. W. Krey (PhD, University of Chicago) é presidente emérito e professor emérito de história da igreja primitiva medieval no Lutheran Theological Seminary em Filadélfia. É autor de vários livros.
Peter D. S. Krey (PhD, Theological Union Seminary) é pastor luterano e professor. Ministrou em igrejas na Alemanha, Nova York, Filadélfia e Califórnia.
Timothy George (Th.D., Harvard University) notável historiador da Reforma, escreveu sobre a teologia dos reformadores e muitas outras obras históricas e teológicas. É o deão fundador de Beeson Divinity School, na Samford University, e membro do conselho consultivo de First Things.
Scott M Manetsch (Ph.D., University of Arizona) é professor associado de História da Igreja no Trinity Evangelical Divinity School e autor de Theodore Beza and the Quest for Peace in France, 1572-1598.
Compartilhe: