Descrição do Livro
Propósito: Esta obra oferece ao aluno uma introdução completa ao hebraico bíblico num formato de fácil aprendizado.
O texto não exige conhecimentos prévios da terminologia gramatical da nossa língua nem do hebraico. Todos os termos essenciais são apresentados ao longo da gramática em linguagem clara e não técnica.
Os alunos aprenderão morfologia (formas) e sintaxe (usos) dos adjetivos, conjunções, subastantivos, números, preposições e verbos.
Ao dominarem o conteúdo desta obra, os alunos formarão os alicerces firmes necessários para o estudo da Bíblia em hebraico.
Objetivos: Ao completarem com sucesso a Introdução ao Hebraico Bíblico, os alunos terão:
- dominado a pronúncia do hebraico
- dominado as formas e usos das palavras hebraicas
- dominado um vocabulário de 400 palavras em hebraico
- aprendido como analisar qualquer palavra em hebraico
- aprendido como traduzir o hebraico bíblico padrão
- desenvolvido mais gosto pela língua hebraica
- desenvolvido um maior compromisso de usar essa língua no estudo contínuo da Bíblia em hebraico ao longo da vida.
Método: Cada lição compreende três seções: gramática, vocabulário e exercícios.
A seção de gramática apresenta ao aluno os elementos da língua hebraica em segmentos curtos. Os alunos receberão toda a base gramatical necessária para o estudo da Bíblia em hebraico.
A seção de vocabulário apresenta ao aluno dez palavras novas. O vocabulário é numerado de acordo com os Hebrew Vocabulary Cards [cartões de vocabulário hebraico] de Raymond B. Dillard (Springfield, Ohio: Visual Education Association, 1981) de modo que o aluno principiante possa facilmente lançar mão desse recurso e assim dominar seu vocabulário.
A seção de exercícios é dividida em quatro partes:
1. O Conteúdo novo ressalta a gramática recém-aprendida de modo que o aluno possa praticar trabalhando com elementos novos sem as distrações de outros conteúdos.
2. A Revisão de lições anteriores tem por objetivo levar o aluno a recapitular de maneira sistemática todo o conteúdo aprendido até então. Com freqüência, essa parte dos exercícios também prepara o aluno para a lição seguinte. Pode-se fazer, por exemplo, uma revisão das formas e usos do adjetivo antes da lição sobre o particípio, uma vez que as duas estruturas apresentam diversas semelhanças.
3. A integração do conteúdo dá aos alunos a oportunidade de sintetizar tudo o que foi aprendido até então.
4. A leitura da Bíblia em hebraico permite que os alunos tenham contato com o texto bíblico hebraico propriamente dito em todas as quarenta lições.
No final da gramática, o aluno encontrará um glossário hebraico-português, as respostas para os exercícios e quadros de morfologia verbal.
Esta obra oferece, portanto, todos os recursos de que o aluno precisará para dominar os princípíos básicos do hebraico bíblico.
Compartilhe: