Descrição do Livro
"Escrevendo na tradição da Teologia Reformada, Holwerda examina o lugar de Israel no ensino de Jesus. Esse autor sustenta qual a esperança profética encontra a sua realização na era presente e que a Igreja compartilha das "bênçãos de Jerusalém". Seu tratamento de Romanos 9-11 é persuasivo. O autor apresenta com sucesso uma resposta equilibrada à questão da 'plenitude de Israel': ela deve ser encontrada na era presente e também na realidade ecatológica".
Willem A. VanGemeren
"Aqui está uma apresentação de primeira qualidade de um entendimento pactual, Reformado, de promessa e cumprimento, com especial referência à relação entre Israel e a Igreja. O livro se concentra amplamente no uso que o Novo Testamento faz dos temas veterotestamentários em Cristo, coerente com a idéia de uma escatologia inaugurada. Por meio da reflexão exegética o livro apresenta um panorama atraente e persuasivo do pensamento pactual e indica os principais pontos de contato e de divergência com o dispensacionalismo e com correntes discussões do caráter judaico e entre teólogos cristãos de inclinação liberal e neo-ortodoxa. Recomendo este livro calorosamente."
Vern S. Poythress
Westminster Theological Seminary
"David Holwerda produziu um estudo de promessa e cumprimento que é rico, edificante e teologicamente atraente, demonstrando a unidade da Bíblia por meio de uma exposição da fidelidade de Deus a Israel em Jesus Cristo, em quem as linhas dos vários pactos se fundem. Exibindo grande sensibilidade em relação ao mal do anti-semitismo, Holwerda, porém, não se afasta da interpretação fiel do Novo Testamento para abrigar-se em um entendimento da Salvação em duas alianças. Ele mantém a correção do entendimento da Igreja como o 'novo Israel', mas contudo insiste com Paulo que Israel permanece eleito e ainda tem um futuro na fidelidade de Deus."
Donald A. Hagner
Fuller Theological Seminary
David E. Holwerda é professor de Novo Testamento no Calvin Theological Seminary, Grand Rapids, Michigan.
Compartilhe: