Descrição do Livro
Este trabalho foi ditado por uma preocupação pastoral. Depois do século 16, a teologia tem carecido de eruditos que, como Calvino, tenham tido viva compreensão dos problemas do mundo e da sociedade à luz de revelação bíblica. A ausência de questões materiais e sociais na ética cristã conduz os fiéis a trágicas omissões ou a insuperáveis perplexidades. A redescoberta deste aspecto ignorado da doutrina reformada talvez ajude alguns crentes a reencontrarem o senso de uma ética cristã que englobe a totalidade da existência, pessoal e coletiva.
“O calvinismo foi uma força ativa e radical. Era uma fé que buscava não somente purificar o indivíduo, mas ainda reconstruir a Igreja e o Estado e renovar a sociedade, fazendo penetrar em cada setor da vida pública e privada a influência do cristianismo.” R. H. Tawney
No atual contexto de problemas políticos, econômicos e sociais brasileiros e mundiais, encontramos propostas de soluções de várias origens. A obra de André Biéler confronta interpretações distorcidas sobre Calvino e o calvinismo, mas, também, mostra como a verdadeira exegese responsabiliza os homens, a sociedade e as autoridades constituídas a respeito das profundas e inomináveis injustiças que se verificam nas relações políticas, econômicas e sociais que envolvem o poder e o dinheiro.
André Biéler (1914-2006) foi professor de Teologia e obteve também doutorado em Economia, mas seus graus acadêmicos não expressavam sua profunda erudição, dinamizada por sua fé cristã. Seu engajamento nos assuntos públicos resultou de suas convicções.
Compartilhe: